artes: Renan Leser

Escultura Digital
Usando Zbrush® (40h)

Neste curso você terá todo o conhecimento necessário para esculpir seus personagens e criaturas, de maneira similar à escultura tradicional em argila(clay), sem necessariamente ter conhecimento prévio das ferramentas de modelagem poligonal 3D. Vamos produzir peças anatomicamente corretas a partir de malhas simples como cubos e planos, usando referências de bons livros de anatomia. Vamos pintar em 3D com as diferentes possibilidades que o Zbrush oferece, e também veremos como reconstruir uma malha com a topologia correta para animação, a partir de uma escultura digital.

O ZBrush é o software líder no mercado mundial na criação de Modelos Orgânicos para Cinema e Games. Atualmente grandes produtoras o utilizam inclusive na área conceitual, criando "Concepts 3D" para aprovação do design de personagens e criaturas.

Ao término deste curso, o aluno estará capacitado a esculpir anatomicamente seus modelos com o ZBrush, criando imagens realistas e de alta qualidade.

 
   
Prof. Renan Leser

Renan Leser é um artista 3D com especialização em Personagens para Games e Cinematics. É Art Lead da empresa Mobits, desenvolvendo jogos 3D para plataformas mobile, Mestre em Realidade Virtual pela COPPE-UFRJ e Graduado em Design Gráfico pela EBA-UFRJ, com passagens por produtoras de Animação 3D como a Beyondcomm e UPX Studio. Criou a Arte 3D do jogo Desafio Sebrae 2009 para a Incubadora de Empresas da COPPE e desenvolveu um sistema de visualização tridimensional interativa em CAVE para dados da Indústria do Petróleo para o laboratório LAMCE, da COPPE.E.




PROGRAMAÇÃO

Primeira Parte: Ferramentas de Escultura; interface do software, máscaras, transpose, alphas, pincéis e subtools. Nesta parte abordaremos o funcionamento do programa e faremos exercícios básicos voltados para o aprendizado da escultura digital, como a modelagem de olhos, nariz, orelha e boca.

Segunda Parte: Aplicaremos o conhecimento desenvolvido na parte um, esculpindo um crânio do início ao fim e posteriormente esculpindo uma cabeça humana realista a partir deste. Também aprenderemos a adicionar detalhes finos ao modelo e a criar alphas.

Terceira Parte: Pintura em 3D; Polypaint; Zapplink; Projection Master e Spotlight. Nesta parte pintaremos em 3D a cabeça modelada anteriormente, fazendo uso das diferentes técnicas de pintura disponíveis no software.

Quarta Parte: Retopologia de Malha e Projeção de detalhes. Aqui aprenderemos a reconstruir uma malha 3D a partir da escultura, com planejamento de edge loops, deixando a malha pronta para ser animada. Uma vez que a malha esteja reconstruída, aprenderemos a projetar os detalhes e cores da malha antiga para a nova.

Quinta Parte: Projeto final - será cobrado do aluno a escultura e pintura de um busto, seja de um humano ou criatura, com acompanhamento do projeto.

Descrição das Aulas

Aula 1 - Introdução à Interface do ZBrush, pincéis, máscaras e alphas.
Uso do Dynamesh para Escultura de um crânio;

Aula 2 - Escultura dos Olhos e do Nariz;

Aula 3 - Escultura das Orelhas e Boca;

Aula 4 - Escultura e Detalhamento de um Busto. Uso de Subtools;

Aula 5 - Pintura do Busto - Polypaint, Zapplink, Spotlight;

Aula 6 - Retopologia de Malha;

Aula 7 - Render e Composição com ZBrush;

Aula 8 - Extração de Texturas para Render externo;

O Curso Oferece

Um computador iMac por aluno - rodando Windows7, ZBrush r4.3 e 3DSMax 2012; Turmas de 5 alunos (mínimo) e 8 alunos (máximo);

Uma biblioteca de livros e revistas que o aluno pode consultar na Escola e levar pra casa; e livros em .pdf que o professor fornece; Horas de laboratório livres mediante o agendamento por email contato@moviluc.com.br durante às tardes das 12 às 18h na Escola; Uma versão gratuita do Software Sculptris pode ser baixada e usada para treinar em casa e iniciar modelos de ZBrush; Uma versão gratuita do 3DSMax pode ser baixada no site da Autodesk, para o aluno instalar em casa, conforme link na página inicial desse site;

FÓRUM MOVILUC

Para os alunos postarem suas dúvidas e esperar as críticas do professor.

CERTIFICADO

Os alunos que cursarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária e entregarem o projeto final receberão certificado de conclusão.

Carga Horária: 40h

32h presenciais em 8 aulas, e mais 8h dedicadas ao projeto final com:
1) Consultoria via email;
2) Consultoria via Fórum MoviLuc;
3) Aulas extras via skype;
4) Exercícios em casa, propostos pelo professor e
5) Palestras gratuitas promovidas pela Escola; A combinar com o professor.

Inscrições

Enviar um email para contato@moviluc.com.br pedindo para entrar na lista dos interessados. Depois enviaremos emails chamando para a formação das turmas, e só então direcionamos para o "comprar agora", via PayPal, dentre outras formas de pagamento.

Pré-Requisitos

Espera-se que o aluno tenha no mínimo noções básicas de 3DSMax®.

Valor

R$1.047,00 no crédito em até 12x sem juros
R$942,00 à vista (10% desconto) no débito ou dinheiro.

Mais Descontos

+ 10% - Aluno que traz outro amigo, ganha 10% de desconto (cumulativo).
Válido no mesmo mês que o(s) amigo(s) cursar(em).
+ 15% - Aluno que faz o segundo curso simulatâneo tem 15% de desconto (cumulativo), o terceiro curso 30% e o quarto 45%.

   
 
Trabalhos dos Ex-Alunos
           
 
Murilo Campos
 
Murilo Campos
 
Murilo Campos
 

Murilo Campos
 
Murilo Campos
 
Murilo Campos
 
Eduardo Nunes
 
Michele Ripoll